I A C S - Instituto Apologético Cristo Salva - Tire suas dúvidas pelo SKYPE - fernandogalli1234 Telefone: 16 - 33927212

AULA 9 - AS TJS E A DOUTRINA DA SALVAÇÃO - PARTE 1

OBJETIVO DA AULA - Introduzir o conceito TJ sobre salvação pelas obras, algumas de suas bases, refutá-las com questionamentos bíblicos.


                                                                                                                                                   

Como introdução a essa aula, de forma resumida gostaria de explicar em que as TJs creem sobre a salvação. Primeiro, a salvação é uma benignidade imerecida de Deus, ou seja, pela graça. Mas para uma TJ ser salva, ela precisa ter fé em Jeová e em Jesus e esta fé precisa ser acompanhada por obras. Ainda assim, ela é mera candidata à salvação. Em segundo lugar, o sacrifício de Jesus Cristo não é plenamente suficiente para salvar, pois se o fosse não haveria necessidade de obras, sendo a principal delas ser membro da seita. Em terceiro lugar, também não é eficaz para salvar, porque tal sacrifício apenas é correspondente em relação ao que Adão perdeu. Ou seja, para o Corpo Governante, o "está consumado" implica que Jesus apenas abriu de novo a oportunidade de o homem ter vida eterna, deixando sob inteira responsabilidade humana ser salvo ou não. Em quarto lugar, há dois rebanhos que serão salvos: Um viverá para sempre no céu, que são os 144.000; o outro voverá para sempre na terra, que é a grande multidão. Em quinto lugar, Jesus é mediador apenas dos 144.000 mil, enquanto que a grande multidão apenas recebe os benefícios dessa mediação por andar com os do 144.000 (que atualmente são apenas 10.000). Em sexto lugar, os mortos que não tiveram a oportunidade de conhecer a obra das TJs serão ressuscitados (na verdade recriados) durante os mil anos, e baseado no que fizerem poderão ser salvos ou morrer de novo, para sempre. São estes, então, os tópicos que iremos estudar nas próximas aulas, juntamente com outras curiosidades.

I. Salvação por fé e obras.

Para que você possa compreender em que as TJs pensam sobre como ser salvo, escolhi um trecho da revista A Sentinela de 15 de setembro de 1989, páginas 5 e 6, e iremos estudar a argumentação dela ponto por ponto, dando depois sugestões de evangelismo.
"Portanto, o que se exige para a salvação? O principal requisito é aquele que o apóstolo Paulo declarou ao carcereiro filipense: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo.” (Atos 16:31) Aceitar de todo o coração o sangue derramado de Jesus é essencial para sermos salvos."
Refutação - Perceba a sutileza do Corpo Governante na primeira frase. Parece que está tudo de acordo com a Bíblia, mas uma palavra a mais ou diferente muda toda a sentença. Seria "o principal requisito", ou o "único requisito"? Basta observarmos que em Atos 16:30, 31, nem o carcereiro, nem Paulo, falaram em requisito principal. A pergunta não foi: "Senhores, qual o principal requisito para eu ser salvo?". E muitos menos a resposta foi: "O Principal requisito é crer no Senhor Jesus".

A seguir, o Corpo Governante diz que "aceitar de todo o coração o sangue derramado de Jesus é essencial para sermos salvos". Preste atenção que eles não disseram: "foi essencial para sermos salvos". Assim, nem a liderança se acha já salva. Veja também que afirmar ser essencial para a salvação aceitar o sangue derramado de Jesus, mas a palavra essencial, segundo o Dicionário Aurélio, significa "o ponto mais importante; o fundamental". Mas não afirmam ser o único requisito. O que, então, a Bíblia diz? Efésios 2:8-10 nos responde:
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas."
Tradução Interlinear do Reino Grego-Inglês - Efésios 2:8.
Precisamos conhecer bem o significado dessas palavras. Há algo muito interessante no texto em grego aqui, na frase "sois salvos". Sabia que no grego a tradução literal é outra? Nossas traduções facilitam a tradução para o leitor compreender melhor. No grego, está escrito literalmente assim: "Vós sois tendo sido salvos". O Comentarista Bíblico F. F. Bruce explica que "no grego, o tempo perfeito traz a ideia de "vocês foram salvos e são salvos agora". (Comentário Bíblico NVI, página 1991) As TJs achariam isso absurdo nosso, mas mostro a você a prova de que a Tradução Interlinear do Reino Grego-Inglês das TJs, uma versão do texto grego traduzido literalemento palavra por palavra, traduz o verbo que está circulado na foto acima por "having been saved", que significa "tendo sido salvos". Isso é valioso para evangelizar uma TJ, e mesmo que ela não saiba inglês e grego, essa fotocópia poderá ser fornecida a ela para consultar quem dentre eles pelo menos conhece o inglês. Assim, a salvação é uma graça de Deus. Não pode haver méritos em nós. Se ensinarmos que qualquer obra ajuda na salvação estamos afirmando que a graça não é mais graça, não é dom de Deus.

Evangelizando as TJs - Faça as seguintes perguntas e/ou colacações às TJs:
  1. O que você precisa fazer para ser salvo(a)?
  2. Vamos ver se sua resposta está em harmonia com a Bíblia. Vamos ler Atos 16:30, 31.
  3. Se a TJ citar outros versículos, pergunte: Acha, então, que Paulo, em Atos 16:30, 31, teria escondido algo necessário à salvação, ou ele mencionou o único requisito para a salvação, e uma vez o cristão tendo sido salvo produziria todas as obras que você mencionou nesses versículos?
  4. Sabia também que na Tradução Interlinear do Reino Grego-Inglês, em Efésios 2:8 a 10, o Corpo Governante reconhece que a tradução literal indica que o cristão já está salvo, e não que será salvo?
Agora, convido você a retornar em Efésios 2:8-10. Ali lemos que "isto" não vem de vós. "Isto" não se refere à graça e nem à fé, pois no grego "isto" é neutro e graça e fé são substantivos femininos. F.F. Bruce confirma isso. "Isto" refere-se à salvação, que vem de Deus. E Deus, ao salvar o homem, por dar-lhe a fé pela atuação do Espírito Santo, passamos a ser criados em Cristo Jesus para as boas obras, e não as boas obras que nos farão ser criados nEle. Assim, outro pergunta amorosa às TJs seria:
5. Conforme Efésios 2:10, os salvos são criados em Jesus Cristo para praticarem boas obras ou os ainda-não-salvos praticam boas obras para serem criados em Jesus Cristo e serem salvos?
Todavia, as TJs não dão o braço a torcer. Por isso, continuemos nosso estudo sobre como refutar a Sentinela de 15 de setembro de 1989, páginas 5, 6. Esta afirma:
"Alguns dizem que basta crer em Jesus. “Existe uma só coisa que a pessoa precisa fazer para ir para o céu”, diz certo panfleto religioso. “Isto é, aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, entregar-se a Ele como Senhor e Amo, e confessá-Lo abertamente como tal perante o mundo.” Assim, muitos crêem que passar por uma conversão repentina e emocional é tudo o que se precisa para garantir a vida eterna. Contudo, concentrar-se em apenas um único requisito essencial para a salvação e excluir os outros é como ler uma cláusula fundamental num contrato e desconsiderar as demais."
Refutação - A genuína conversão pode ser repentina, mas para outros pode haver um processo que culmina em conversão. Todavia, ninguém pode dizer: Estou mais ou menos convertido. Ou então: "Estou quase convertido". O ladrão na cruz constitui um exemplo disso. (Lucas 23:43) É verdade que muitos acham que se converteram, mas foi ato emocional. E as TJs usam casos assim para generalizar. Precisamos raciocinar com elas sobre o caso de Paulo. Assim que viu Jesus na estrada de Damasco, converteu-se a Ele. É impressionante como as TJs, e até muitos entre os cristãos, imaginam a conversão, uma desconversão, uma reconversão, o que para muitas TJs significa ser candidato à salvação, deixar de ser candidato por uns tempos, e quando se reconvertem, candidatam-se novamente. O que é, então, conversão? ERICKSON diz:
"O primeiro passo da vida cristã é chamado conversão. É o ato de deixar o pecado em arrependimento e voltar-se para Cristo em fé. [...] A conversão é um ato único que possui dois aspectos distintos mas inseparáveis: O arrependimento e a fé. Arrependimento é o ato de o incrédulo dar as costas para o pecado, e fé, seu ato de voltar-se para Cristo. [...] As Escrituras não nos especificam a quantidade de tempo implicada na conversão. Em algumas ocasiões (e.g., Pentecostes) parece ter ocorrido uma decisão cataclísmica, com uma mudança acontecendo praticamente em segundos. Para algumas pessoas, porém, a conversão foi mais um processo (e.g., Nicodemos; veja Jo 19.39)." - Introdução à Teologia Sistemática, páginas 393, 394.
A Bíblia, assim, mostra que uns se convertem repentinamente, outros não. Até entre as TJs ocorre isso, como conversão à seita. Por exemplo, para uma TJ ser aceita como membro arrependido, dedicado e batizado, é preciso meses de estudo. Nesse ínterim, muitos desistem, a grande maioria. Os que resistem ao processo de doutrinamento podem ser batizados entre seis meses até vários anos, dependendo o tempo que demoram para se adequar às normas da organização.

No Cristianismo, quando a pessoa se arrepende de verdade e crê (tem fé) em Jesus, ela se converte verdadeiramente. Então, Deus passa a agir na vida dessa pessoa. Essa ação imediata após a conversão chama-se regeneração. Observe isso em Tito 3:5:
"Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna." - Tito 3:5.
Embora as TJs tenham razão em apontar as conversões emocionais que há entre nós, que é o mesmo que ocorre quando 80% das pessoas que iniciam o estudo com as TJs desistem, a Bíblia mostra que arrependimento e fé são os passos humanos iniciais na conversão, um dependendo do outro, e o poder regenerador do Espírito Santo de Deus, que faz a pessoa nascer de novo (João 3:3) e a torna Filho de Deus (João 1:12). Regeneração, ou nascer de novo, é evidência do Espírito Santo que a pessoa foi salva. Conforme iremos observar mais adiante, as TJs creem que só os membros dos 144.000 nascem de novo.

Mas voltando à Sentinela mencionada acima, o Corpo Governante afirma que "concentrar-se em apenas um único requisito essencial para a salvação e excluir os outros é como ler uma cláusula fundamental num contrato e desconsiderar as demais." Novamente, perguntamos: Por que se diz apenas para crer em João 3:16, 36 e Atos 16:30, 31? O Corpo Governante, para desmentir a palavra de Deus, continua na revista A Sentinela de 15 de Setembro de 1989, páginas 5, 6:
"Isto fica mais evidente ao ouvirmos comentários de alguns que outrora pensavam que professar crer em Jesus era o suficiente para ser salvo. Bernice diz: “Fui criada na religião Brethren Church, mas, passei a indagar-me por que, se a vida eterna depende apenas de Jesus, ele mesmo disse: ‘Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele a quem enviaste, Jesus Cristo.’” — João 17:3.

Refutação - Eis um exemplo de quem realmente não foi convertido a Jesus. Não conhecia de fato o plano de salvação através de Cristo Jesus, e deixou de considerá-lO suficiente para tal ato gracioso de Deus. Tanto que passou a crer numa Tradução do Novo Mundo, que acrescenta ao texto de João 17:3 o que ele não diz, com a intenção de ensinar as pessoas que a salvação depende da pessoa absorver conhecimento de Jesus através dos estudos bíblicos com as TJs. Novamente, vamos usar a Tradução Interlinear do Reino Grego-Inglês, produzida pelo Corpo Governante, que traduz o texto grego palavra por palavra, e veremos se é isso que o texto diz mesmo. Observe à sua esquerda o versículo João 17:3 em círculo. Literalmente, em inglês, traduziu-se assim:
"Isto mas é a eterna vida, para que eles possam estar conhecendo a ti o uníco verdadeiro Deus e aquele tu enviaste Jesus Cristo".
O verbo grego, "conhecer", aqui, não implica em estudo bíblico, mas em relacionamento pessoal. As TJs veem nesse texto o que ele não aborda, ou seja, não se trata de uma definição de vida eterna, principalmente à base de estudos bíblicos domiciliares. Sobre isso, HENDRIKSEN comenta:
"A vida eterna por meio da qual tanto o Pai quanto o Filho são glorificados se manisfesta no verdadeiro conhecimento daquele que enviou e do enviado. O versículo 3 não dá uma definição de vida eterna, porém mostra como ela se revela e quão maravilhosa é. Conhecer o Pai e Jesus Cristo (pois ele é o único caminho para o Pai; ver João 14:6) não se refere meramente ao conhecimento abstrato, mas ao prazeroso reconhecimento (ver 1:10) de sua soberania, alegre aceitação de seu amor e comunhão íntima com sua pessoa (por meio das Escrituras, isto é, por meio de sua palavra a nós dirigida; e por meio da oração, isto é, por meio de sua palavra a ele dirigida)." - HENDRIKSEN, Willian. Comentário do Novo Testamento. João. Página 755. Cultura Cristã. 2004. São Paulo - SP.
Não se trata, então, de que precisemos absorver conhecimento, através de estudo metodológico, para termos a vida eterna, mas que a vida eterna é revelada àqueles que conhecem ao Pai e ao Filho de forma a serem íntimos deles. É óbvio que este "conhecer" gera um conhecimento, mediante as Escrituras, mas em parte alguma lemos que obteremos vida eterna através de estudar a Bíblia. Seria o mesmo se um estudioso profundo da vida de Elvis Presley escrevesse um livro sobre a vida deste astro, mas encontrasse alguém que lhe dissesse: "Você tem conhecimento do Elvis Presley, mas eu o conheci pessoalmente, você não!" Por isso, as melhores traduções bíblicas vertem João 17:3 por "a vida eterna é esta: que conheçam a ti e àquele que enviaste, Jesus Cristo". Quem não tem esse relacionamento íntimo com Jesus não tem a vida eterna, mas apenas uma mente cheia de versículos e argumentos humanos. Observe agora a continuação da supracitada Sentinela:
"Por nove anos Norman estava convencido de estar salvo. Mas daí ele viu que se exigia mais do que uma expressão emocional de que Jesus Cristo era seu Salvador. “Vi na Bíblia que não bastava simplesmente admitir a Deus que somos pecadores que necessitam de salvação”, diz ele. “Temos também de fazer obras próprias de arrependimento.” — Mateus 3:8; Atos 3:19."
Refutação - De fato, na conversão, há arrpendimento e obras próprias de arrependimento. Mas segundo Jesus Cristo, é o Espírito Santo quem convence as pessoas do pecado. (João 16:8) Mas como fui TJ por quase 17 anos, sei que ali se arrepende para se ser um candidato à salvação. Mesmo os arrependidos precisam fazer muito mais para apenas serem candidatos. Veja como isso é verdade:
"Mantenhamo-nos, então, vigilantes quanto a onde nos encontramos na corrente do tempo. Fiquemos alertas contra as artimanhas de Satanás que podem fazer com que diminuamos o passo ou desistamos. Estejamos determinados a pregar as boas novas do Reino de Deus com ainda mais zelo e coragem. De fato, mantenhamos o nosso senso de urgência conforme o alerta de Jesus: “Mantende-vos vigilantes.” Se fizermos isso, daremos honra a Jeová e nos candidataremos a receber suas bênçãos eternas." - A Sentinela de 1 de outubro de 2005, página 25.
Quando leio estas palavras fico chocado! Eu cria assim. Como cristão, reconheço meu grande erro por ter ensinado alguns a crerem na insuficiência do sacrifício de Jesus Cristo, numa obra de um espírito santo incapaz de convencer o pecador, e mesmo que convencesse ali, serviria apenas para a pessoa se candidatar a ser salvo. Por quê? Porque ter fé em Jesus é insuficiente. Veja o motivo, comentado na Sentinela de 15 de setembro de 1989, páginas 5 e 6:
"Sim, crer em Jesus é fundamental para a nossa salvação, mas é necessário mais. Jesus falou de alguns que professavam fé nele e até mesmo faziam “obras poderosas” em Seu nome. Mas ele não lhes deu reconhecimento. Por que não? Porque eram “obreiros do que é contra a lei” e não faziam a vontade de Seu Pai. (Mateus 7:15-23) O discípulo Tiago lembra-nos da necessidade de ‘tornar-nos cumpridores da palavra e não apenas ouvintes, enganando-nos com falsos raciocínios’. Ele disse também: “Crês tu que há um só Deus? Fazes muito bem. Contudo, os demônios crêem e estremecem. . . . A fé sem obras está morta.” — Tiago 1:22; 2:19, 26."
Refutação - Vamos por partes. Quanto ao texto de Mateus 7:21-23, será que Jesus se referia a convertidos de fato? Não, pois eram obreiros do que é contra a lei. Afirmariam ter fé, com certeza, pois diriam: "Senhor, Senhor!", mas suas obras más eram evidência de que sua fé fora mera credulidade. As obras poderosas no nome de Jesus, na verdade, não foram obras poderosas, pois Jesus não confirma isso. Novamente, gostaria de citar HENDRIKSEN, comentando este texto:


Todavia, além de aplicar erroneamente Mateus 7:21-23 a todos nós, cristãos, as TJs interpretam mal Tiago 2:19, 26. Tenha a paciência de ler o relato todo:
"Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." - Tiago 2:14-26.
Quando eu era TJ, lia com ênfase esse texto, nas palavras e na expressão final em amarelo. Mas no texto acima, em momento algum observamos que as obras salvam, mas que apenas a fé semelhante àqueles que não possuem a fé salvífica, verdadeira, não produzem obras de arrependimento, obras de acordo com a vontade de Deus. Os demônios creem, mas não possuem fé salvífica. Os demônios têm obras: estremecem, e praticam tudo contrariamente à vontade de Deus. A fé verdadeira resulta num compromisso com Cristo, portanto, todo compromisso requer obras que justifiquem esse compromisso. E essas obras são uma consequência de quem realmente tem fé. Todavia, as TJs discordam disso. Veja como:
"Mas, alguns argumentam que, afinal de contas, aqueles que estão genuinamente salvos fazem tudo isso. Mas, dá-se isso realmente na prática? Dênis, que ‘aceitou Jesus’ quando era garoto, diz: “As pessoas ‘salvas’ que eu conheci não sentiam grande necessidade de examinar as Escrituras porque pensavam que já tinham tudo de que necessitavam para a salvação.” Deveras, a hipocrisia e as ações não cristãs de muitos dos que afirmam estar salvos têm trazido descrédito ao assunto da salvação." - A Sentinela de 15 de setembro de 1989, pagina 6.

Refutação - Observou bem a pergunta inicial? De fato, poderíamos responder: De fato, muitos dos que afirmam ser salvos não o são, pelo menos ainda. Jamais pregamos que todos os que "aceitam a Jesus" realmente o aceitaram. Até o apóstolo João, por exemplo, refere-se àqueles que saíram dos nossos porque não eram dos nossos". (1 João 2:19) Será, então, que Dênis era salvo? Ou que eram realmente salvas as pessoas a que ele se referiu como não vendo a necessidade de examinar as Escrituras porque já se sentiam salvas? Usar exemplos de não salvos para reduzir a verdade bíblica de que a salvação é pela graça de Deus por meio da fé, e não de obras, é heresia. Significa negar a graça de Deus, o qual justifica-nos por meio da fé (ato divino, baseado em que não podemos ver), e permite que pessoas como Abraão e Raabe sejam justificados pelas obras, algo que podemos ver. Todavia, obras não ajudam em nada na salvação.

Evangelizando as TJs - Quando tenho a oportunidade de falar às TJs sobre salvação, fé, obras, procuro saber da motivação por trás de tudo o que a TJ faz ao "deus" delas. Enquanto não nos aprofundamos muito no assunto salvação do ponto de vista TJ, gostaria de sugerir os seguintes questionamentos às TJs, e você poderá usar na ordem que quiser, dependendo o desenrolar da conversa:
  1. Você crê que a fé e as obras salvam? (Ouça a resposta, pacientemente.)
  2. Quando você sai de casa em casa, é para agradecer por já estar salva, ou porque é candidato(a) à salvação? (Ouça a resposta, pacientemente.)
  3. Poderia me citar um único texto bíblico que use a expressão "candidato(a) à salvação"?
  4. De acordo com o relato de Mateus 9:1-8, Jesus curou o paralítico com base nas obras ou na fé do paralítico e dos que trouxeram-no até Jesus? (Versículo 2 - a fé)
  5. Quando Jesus curou a mulher com fluxo de sangue, conforme Mateus 9:18-26, o que lhe trouxe a cura e a salvação, nas palavras de Jesus - a fé, as obras, ou às duas juntas? (Versículo 22 - a fé).
  6. Quando Jesus curou os dois cegos, conforme Mateus 9:27-34, o que lhe trouxe a cura e a salvação, nas palavras de Jesus - a fé, as obras, ou às duas juntas? (Versículo 29 - a fé).
  7. Quando Jesus cura uma menina endemoniada (Mateus 15:21-28), Jesus atribui isso à fé, às obras ou às duas juntas? (Versículo 28 - à fé).
  8. Por que Jesus nunca atribui a cura ou salvação às obras, mas sempre diz: "A tua fé te salvou"? - Mateus 9:22; Marcos 5:34; 10:52; Lucas 7:50, 8:48; 17:19; 8:42.
  9. Por que Pedro diz que pela fé que vem por meio de Jesus é que o coxo foi curado? Por que não disse pela fé e pelas obras? - Atos 3:16.
  10. Conforme Romanos 1:5, a obediência (obra) gera a fé, ou a obediência é por fé?
  11. Por que tanto Habacuque, Paulo e o escritor de Hebreus 10:38 ensinam que o justo viverá pela fé, e não mencionam obras? - Habacuque 2:4; Romanos 1:17.
  12. Por que Paulo ensina que a justiça de Deus e redenção em Jesus Cristo ocorrem pela fé no sangue de Jesus? - Romanos 3:22, 25.
  13. Por que Paulo ensina que todos os cristãos são filhos de Deus por meio da fé em Jesus Cristo? Por que não diz por meio das obras? - Gálatas 3:26.
  14. Por que Paulo afirma que a salvação é pela graça de Deus, por meio da fé, e não das obras? - Efésios 2:8, 9.
  15. Por que Paulo, em Colossenses 2:12, escreve que fomos ressuscitados no batismo, mediante a fé naquele que ressuscitou Jesus? Por que não disse obras?
  16. Por que Paulo fala a Timóteo que "desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus"? Por que não menciona salvação pela fé e obras em Cristo Jesus? - 2 Timóteo 3:13.
  17. Por que em Hebreus 11:2-39, fala-se 21 vezes que "pela fé" os servos de Deus antes de Cristo fizeram obras? Não indica isso que as obras são uma consequência natural de quem tem fé verdadeira? E por que nenhuma vez se usou a expressão "pelas obras"?
  18. Por que em Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus? Por que não se disse "sem obras" também? Isso não é prova de que a fé verdadeira produz obras, mas que só "pela fé" é que viveremos, e que a salvação de Deus vem pela graça por meio da fé, e não de obras?
  19. Por que Tiago ensina que a fé produz perseverança, a perseverança? (Tiago 1:3) Não prova isso que a fé gera obras que mostram que estamos perseverando?
  20. Por que Pedro escreveu "sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo"? (1 Pedro 1:5) Por que não se menciona aqui salvação mediante as obras?
  21. De acordo com o já então idoso apóstolo João, qual é a vitória que vence o mundo: a fé, as obras, ou ambas? - 1 João 5:4.

Quão maravilhosa é a graça de Deus, não é mesmo? Se fosse pelas obras, graça não seria graça. (Romanos 11:6) Na próxima aula, veremos as obras que as TJs fazem buscando encontrar a salvação por candidatura. Peço a permissão de meus queridos alunos de publicar essas perguntas em meu blog, questionando todas as seitas que pregam salvação pelas obras.





Perguntas:

1. Por que as TJs creem na salvação pela fé e pelas obras?

2. Cite dois argumentos TJs sobre salvação pelas obras e a refutação.

3. Por que ter conhecimento sistemático de Deus não é requisito para a salvação?

4. Comente o que você achou de interessante nos vídeos?